fechar

Afiar corrente: Entenda os sintomas da motosserra

Afiar corrente: Entenda os sintomas da motosserra

Afiar corrente da motosserra é essencial! Já falamos aqui sobre as curiosidades e usos da motosserra. Mas ainda não contamos quais indícios a máquina pode mostrar quando precisa ser afiada.

Entenda os sintomas: Se a motosserra está criando fumaça ou fagulhas de serragem ao invés de largas sobras, é hora de prestar atenção. Ou ainda se é necessário fazer força para o sabre entrar na madeira ou se o corte está lento e perde rapidamente o fio, esses são os sinais de que chegou o momento de afiar a corrente da sua máquina.

Afiar a corrente no momento certo vai conservar a qualidade da sua máquina e reduzir o tempo de trabalho, o que proporciona um rendimento maior e menos esforço ao operador. Até mesmo a melhor máquina deve ser revisada periodicamente para que possíveis estragos sejam evitados, pois sem esse tipo de cuidado, mesmo uma excelente motosserra pode sofrer desgastes desnecessários ou mesmo danificar.

O intervalo entre uma afiação e outra pode variar dependendo do uso que você faz, se é hobby ou profissional. Para uso profissional, de quem usa a maior parte do dia, é indicado afiar cada vez que reabastecer, esse cuidado traz mais precisão e eficiência no trabalho. Já para o uso hobby você pode afiar sempre antes de utilizar, já que o uso é mais ocasional.

Dentes de corte

As correntes de corte são os elementos que atuam diretamente no corte da madeira. O mercado oferece vários tipos de perfil de dente de corte para melhor adequação ao uso. A durabilidade das correntes depende diretamente da lubrificação, afiação e do tensionamento da corrente.

Antes de montar a corrente, deve-se limpar a ranhura do sabre e o furo de entrada do óleo para melhor lubrificação da corrente. Se existir muita sujeira na ranhura, a corrente pode soltar-se com
facilidade. Além disso, existe o perigo do óleo da corrente ser absorvido antes do tempo pela sujeira e não chegar às zonas do sabre e onde é imprescindível como, por exemplo, a parte inferior da corrente (elos). As consequências seriam um superaquecimento e desgaste prematuro do conjunto de corte.

limpeza pode ser feita com um calibrador de corrente ou qualquer objeto pontiagudo que alcance no fundo da canaleta do sabre.

As peças da corrente podem ser parecidas umas com as outras, mas elas não são intercambiáveis. Nunca instale peças usadas ou misture peças de fabricantes diferentes ao reparar ou ajustar correntes. Sempre use apenas peças de reposição do fabricante.

Correntes – nomes e medidas

Quanto às medidas de uma corrente podemos exemplificar da seguinte maneira, a palavra passo, na verdade, quer dizer tamanho. Quanto maior o passo (é o que determina o encaixe no pinhão), maior a corrente.

calibre refere-se à espessura da base dos elos de tração que encaixam na canaleta do sabre.

Afiar corrente

Com o tempo, os cortadores perdem o fio e ficam cegos em decorrência do próprio uso para corte, de materiais abrasivos na madeira (areia, cinza, grãos) ou por acertar objetos estranhos, tais como lixo, pregos, pedras e pavimentação. Um bom trabalho de afiação restaura cada ponta de ataque do cortador com os ângulos de afiação recomendados pela fábrica.

Como o cortador é afiado repetidamente, o dente fica menor que a guia de profundidade, pois foi limado. Isso nos traz para o segundo aspecto da afiação de correntes.

A altura da guia de profundidade em relação à altura da ponta de ataque do cortador determina o tamanho do pedaço que o dente pode retirar. Consequentemente, a guia de profundidade deve ser diminuída proporcionalmente à altura reduzida do cortador para manter o ângulo de incidência designado na fábrica e para que a corrente continue se auto alimentando na madeira.

Ferramentas de afiar corrente

E é um engano pensar que apenas super ferramentas são capazes de fazer uma boa afiação.

Com apenas uma lima, por exemplo, que vem no nosso conjunto Intertec, é possível realizar uma manutenção eficaz.

tool kit

É importante relembrar que afiar corrente não irá demandar muito tempo se você afiar pouco, mas nos intervalos de tempo certos.

Dessa maneira, criando uma rotina de uso adequada, é possível evitar desgastes e saltos da máquina, por exemplo, alcançando assim o maior rendimento possível.

Existem técnicas e regras para afiar a corrente de modo adequado, veja no final deste texto material técnico explicativo para download.

A diversidade de equipamentos para afiar corrente é grande, a escolha ideal depende do seu ambiente de trabalho e da solução disponível, conheça as opções nas imagens abaixo:

Afiar corrente1
PROFISSIONAL – PRA QUEM TRABALHA COM A MOTOSSERRA DIARIAMENTE OU PRESTA SERVIÇO DE MANUTENÇÃO.

Afiar corrente2
HOBBY – PRA QUEM AFIA OU UTILIZA A MOTOSSERRA ALGUMAS VEZES POR SEMANA.

Afiar corrente2
AFIADOR DE CORRENTE – ACOPLÁVEL AO SABRE, BOM PARA QUEM TRABALHA EM LOCAIS ONDE NÃO HÁ COMO LEVAR A CORRENTE PRA AFIAR REGULARMENTE.

Afiar corrente3
KIT BÁSICO PORTÁTIL DE UTILIZAÇÃO
COMPOSTO DE LIMA / LIMA CHATA / PORTA LIMA E CALIBRADOR DA CORRENTE

Existe ainda o calibrador de corrente

Após afiar a corrente algumas vezes, como já dito aqui, é necessário checar também a calibragem da corrente, pois a guia de profundidade deve estar sempre proporcional à altura que foi reduzida com a afiação, para que permaneça no ângulo certo.

calibrador

Dicas de uso do calibrador:

1. Use um medidor de calibre de profundidade, com o calibre adequado para sua corrente, e verifique as guias de profundidade a cada três ou quatro afiações.
2. Coloque o medidor sobre sua corrente de modo que a guia de profundidade se projete através da ranhura na ferramenta.
3. Se a guia de profundidade estiver mais alta do que a ranhura, desgaste a guia com uma lima chata até que fique alinhada com o medidor.

Nunca desgaste a guia de profundidade o suficiente para exceder o calibre da guia de profundidade determinado no manual da corrente.

Afiar corrente5

Então não deixe de fazer a manutenção de seu equipamento, verifique aqui mesmo mais dicas de como manter seu equipamento sempre em ótimas condições e se ainda restar dúvidas entre em contato conosco, temos profissionais sempre à disposição.

Baixe nosso Manual Básico de Instruções sobre: Sistema de Corte / Sabres / Correntes / Pinhões e roletes.

Leia também:

Comentários

WhatsApp chat