fechar

Roçadeira: tudo o que você precisa saber!

Roçadeira: tudo o que você precisa saber!

Uma roçadeira possui diversas funcionalidades. Você imagina a variedade de implementos aceitos pela máquina? Sabe quais as diferenças e funções dos fios de nylon? Será que está com uma máquina multiuso e não sabia?Vamos descobrir!

A roçadeira (também chamada ceifadeira) é uma ferramenta manual agrícola ou de jardim. Ela é usada para aparar ervas daninhas e pequenas árvores que não são acessíveis por um cortador de grama ou cortador rotativo. Várias lâminas ou cabeçotes de corte podem ser conectados à máquina para aplicações específicas.

Sua estrutura consiste em um motor que através de um eixo cardã aciona uma cabeça rotativa na outra extremidade.

Essa cabeça rotativa, também chamado de conjunto de corte, pode conter lâminas retas, circulares e curvas, podem ser cabeçotes com fio de nylon e até correntes preso a eles.

Existem vários tipos de fio de nylon, um para cada finalidade.

fio de nylon roçadeira

As linhas (fio de nylon) de aparador de grama vem em várias formas: redonda, trançada, quadrada, em forma de estrela e serrilhada, e de variados tamanhos (diâmetros) de 1,5mm à 3,3mm.

O fio arredondado é o tipo mais comum disponível, porém não o preferido para quem precisa de um acabamento e uniformidade no corte de gramados, pois possui uma aresta de corte a menos e rasga a grama em vez de cortá-la. 

Já as linhas serrilhadas são mais agressivas, às vezes causando danos onde não queremos, geralmente utilizadas em ervas daninhas de maior porte.

Também existem as linhas com uma alma de aço ou outro material mais denso internamente, dando mais resistência a abrasão.

fios de nylon

Então, você deve estar se perguntando: “Qual linha de corte e que tamanho devo usar?” 

Como há  uma variedade de linhas com infinitas aplicações, bem como possíveis carretéis anexos para atender a essas demandas, pode ser difícil estabelecer um padrão, tudo vai depender da disponibilidade destas linhas e conhecimento do operador quanto ao que vai cortar.

A resposta mais fácil é que depende de quanta funcionalidade, tipo de serviço, área e exigência você precisa.

Tipos de roçadeira

Podem ser à gasolinaelétrica ou à bateria

A opção à gasolina é a mais difundida no mundo. Ela possui versatilidade e é utilizada nos mais diversos locais, como florestas, jardins, sítios etc. 

Exemplos de lâminas/facas/serras utilizadas em roçadeira

lâminas facas serras roçadeira

Algumas facas têm a finalidade de apenas cortar (3 pontas), outras de aparar e dar acabamento (2 pontas), e as que têm por finalidade cortar arbustos (serrilhadas).

Exemplos de cabeçotes de corte utilizadas em roçadeira

Alguns modelos não muito tradicionais: 

A roçadeira se torna multiuso com uma variedade muito grande de aplicações, dependendo da necessidade, limpando desde calçadas com limo (1), fazendo o corte preciso de gramados onde existe esta exigência (2), cortando áreas de vegetação mais densa e de difícil manejo (3), até inovações com formatos bem peculiares que também fazem corte de grama (4).

Modelos mais tradicionais:

cabeça do seu aparador de fios ou da roçadeira é a parte que mais sofre durante toda a temporada de serviço. A durabilidade de carretel é colocada à prova quando necessário bater contra o chão duro e agitar-se através de ervas daninhas densas, chicotear rochas e ao redor de postes. Um carretel rachado ou danificado pode causar vibrações excessivas na roçadeira, tornando-o muito desconfortável de operar. 

Quando você precisar de uma substituição, considere os dois projetos mais comuns de cabeçotes manual ou automático.

Dentre os mais tradicionais, o carretel manual foi o primeiro a equipar roçadeiras, de construção simples, precisa ser aberto e desmontado tanto para reposição de fio de nylon, quanto para a continuidade dos serviços quando o fio acaba.

carretel automático já tem a vantagem de precisar ser aberto apenas para reposição do fio, pois durante o serviço, basta bater com a bolha no chão que este solta uma quantidade de fio de nylon para continuidade do serviço.

Já o carretel automático fácil, não precisa ser aberto em momento algum, tanto para abastecer quanto para trabalhar, basta atravessar o fio de nylon, rosquear a bolha que ele abastece a parte interna com fio de nylon e em serviço basta bater a bolha que ele libera uma quantidade para continuidade do serviço.

Roçadeira: quais são seus componentes?

A roçadeira é constituída basicamente por um eixo onde numa ponta está o motor e a outra uma transmissão com acessórios de corte.

Existe uma variedade muito grande no mercado de roçadeiras, algumas são constituídas eixo rígido outras com eixo flexível, o guidão pode ser ergonômico ou não, os punhos podem ser de borracha ou não mas essencialmente a roçadeira possui motor, haste, guidão e transmissão como visto abaixo.

1 – Motor
2 – Empunhadura / Acelerador
3 – Suporte do guidão
4 – Empunhadura de borracha
5 – Guidão
6 – Tubo
7 – Saia / Proteção da navalha
8 – Carretel / Faca

1 – Cobertura do carburador
2 – Afogador
3 – Cobertura do cilindro
4 – Cobertura do silencioso
5 – Tampa da partida
6 – Tanque de combustível
7 – Protetor do tanque

Para que serve roçadeira?

A roçadeira tem como principal função a limpeza e manutenção de áreas cobertas por relva, grama, ervas daninhas e pequenos arbustos. A vantagem da roçadeira é que pode ser usada em locais irregulares, morros, buracos, florestas.

Em locais extremamente planos e extensos, recomenda-se a utilização de cortadores de grama. Já em locais de pouco espaço e pouco serviço, recomendam-se ceifadeiras.

Roçadeira, Cortador de Grama e Ceifadeira: diferenças, características e uso

Por mais que tenham a aparência parecida, há diferenças entre roçadeira e ceifadeira. A roçadeira funciona à gasolina e requer uma manutenção mais apurada, quase profissional.

Já a ceifadeira funciona à bateria ou elétrica, de constituição mais simples para o usuário hobby.

  1. Diferenças:
Cortador de Grama e Ceifadeira

2 Características:

roçadeira à gasolina tem características que a permitem uma mobilidade maior. Isso se dá pelo fato de atender a requisitos de terrenos irregulares e uma longa jornada de trabalho e poder ser utilizada com diversos acessórios de corte.

Já a ceifadeira à bateria ou elétrica, por ser presa a um fio, ou por ter curta jornada de trabalho, como no caso da bateria, serve para propósitos específicos em residências com pátios pequenos.

No caso do cortador de grama à gasolina, apesar de ter grande autonomia de trabalho, precisa de terreno plano para uso contínuo. Em termos de acabamento e regularidade no corte, é o mais utilizado em campos de futebol. Já sua versão elétrica serve somente para residências.

3. Uso (recomendação):

usos roçadeira

Acessórios de uma roçadeira

A roçadeira é uma ferramenta muito versátil, podendo se transformar em várias outras ferramentas muito úteis.

  1. Faca 3 pontas
  2. Capinadeira
  3. Moto poda
  4. Podador de cerca viva
  5. Soprador
  6. Cortador de cantos
  7. Carretel de fio de nylon
  8. Serra circular 80 dentes
  9. Serra circular 40 dentes de vídea
  10. Moto bomba
  11. Escova rotativa
  12. Coletor de oliveira
  13. Coletor de café
  14. Cortador folha de palmeira

Objetivos de uma roçadeira

Cuidados e manutenção da roçadeira

Para otimizar a vida útil e a confiabilidade da sua roçadeira, é importante fazer manutenção regularmente. Aqui, estão alguns pontos que ajudarão você a organizar a manutenção de sua máquina.

Abaixo, suas rotinas diárias, semanais e mensais:

Rotinas diárias

  • Limpe a parte externa da máquina;
  • Certifique-se de que o cinto duplo de sustentação não esteja danificado;
  • Certifique-se de que a trava do gatilho do acelerador e o acelerador funcionem corretamente do ponto de vista de segurança;
  • Verifique se o interruptor de parada funciona;
  • Verifique se o carretel/faca não gira em marcha lenta;
  • Limpe o filtro de ar (e substitua se necessário);
  • Verifique se a proteção da navalha não está danificada nem rachada (substitua a proteção se ela tiver sido exposta ao impacto ou se estiver rachada);
  • Verifique se a lâmina está bem centrada, se está afiada e não está rachada. Uma lâmina descentrada causa vibrações que podem resultar em danos à máquina e ao operador; 
  • Certifique que o carretel não está danificado nem rachado (substitua se necessário);
  • Verifique se a porca de travamento da faca está apertada;
  • Examine se todas as porcas e parafusos estão apertados.

Leia também a matéria sobre “Lesão por esforço repetitivo”

Rotinas semanais – veja mais no manual de instruções

  • Verifique o arranque, o cabo de arranque e a mola de retorno;
  • Certifique-se de que os elementos de amortecimento de vibrações não estão danificados;
  • Limpe a parte externa da vela de ignição. Procure uma oficina especializada ou troque a vela de ignição;
  • Mantenha as aletas de refrigeração no volante limpas.
  • Limpe ou substitua a tela de proteção contra faíscas do silenciador (não em silenciadores com catalisador);
  • Despolua a área do carburador;
  • Limpe as aletas de refrigeração no cilindro e verifique se a entrada de ar na unidade de partida não está bloqueada;
  • Verifique se a engrenagem da caixa de transmissão está cheia de graxa. Encha, se necessário, usando graxa especial e adequada a este fim.

Rotinas mensais – veja mais no manual de instruções

  • Limpe o tanque de combustível;
  • Mantenha o carburador e a área ao redor limpos;
  • Limpe a ventoinha e a área ao redor dela;
  • Verifique o filtro de combustível e o tubo de combustível, substitua se necessário;
  • Revise todos os cabos e conexões;
  • Verifique a embreagem, as molas da embreagem e o tambor da embreagem em relação ao desgaste (substitua se necessário).

Como montar uma roçadeira?

Normalmente, quando você compra uma roçadeira, principalmente se for pela internet, ela vem desmontada. 

_______________________________________________________________

Saiba mais sobre como montar sua roçadeira:

_______________________________________________________________

Cuidados com roçadeira

Há cuidados básicos que devem ser levados em conta para prolongar a vida útil de cada equipamento, dessa forma, além de manter o bom funcionamento você pode prevenir futuras falhas.

PRÁTICAS SEGURAS PARA O USO DA ROÇADEIRA

a) Por razões de segurança, aqueles que não estejam familiarizados com sua operação, não devem utilizá-la;

b)   Leia e compreenda as instruções do manual antes de usá-la pela primeira vez;

c)   Não cumprir as instruções de segurança pode resultar em lesões graves;

INSTRUÇÕES DE PREVENÇÃO PARA O USO DA ROÇADEIRA

a)   Nunca funcione o motor em lugares fechados e sem ventilação;

b)  Durante seu funcionamento, as peças de trabalho da máquina podem esquentar, gerando perigo de queimaduras.

ANTES DE DAR A PARTIDA NO MOTOR

a)   Verifique a montagem e estado dos componentes da roçadeira;

b)   Assegure-se de que as pessoas estão a uma distância segura;

c)   Assegure-se de estar utilizando todos os equipamentos de segurança;

d)   Assegure-se de que a corrente de corte não está em contato com galhos ou algum objeto.

DURANTE A OPERAÇÃO E USO

a)   Leia o manual para saber como dar a partida em uma roçadeira;

b)   Segure a roçadeira com ambas as mãos durante a operação;

c)   Mantenha todas as partes de seu corpo longe da roçadeira durante sua operação;

d)   Sempre desligue o motor da roçadeira antes de deixá-la desassistida.

Entenda como dar a partida em uma roçadeira:

APÓS A OPERAÇÃO E USO

a)   Transporte sempre a roçadeira com o motor desligado;

b)   Proceda com a manutenção e limpeza da roçadeira.

Ainda não respondemos todas as suas perguntas? Deixe sua dúvida ou experiências nos comentários. Ou, se preferir, entre em contato.

Comentários

WhatsApp chat